sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Porto Mós, Fátima, Leiria, S.Pedro de Moel e Nazaré









No domingo passado fomos com o grupo de motards das V-Strom ( é a raça do nosso veículo a 2 rodas ) num passeio a Fátima. Apesar de a maioria das pessoas pensaram que os motards são feios, gordos e porcos, o nosso grupo não se identifica com o que a maioria pensa. Somos um grupo muito simpático que inclui motards do norte ao sul, ilhas e até Brasil e o único objectivo é encontrar-nos às 6ª feiras nas Docas e fazermos passeios pelo pais e até fora, em que o único elemento em comum é possuir uma mota, e mesmo que tenha outra raça é sempre bem vindo.

O dia 11 de Novº foi o escolhido para conhecer a nova Catedral de Fátima.

Acordei cedíssimo porque tínhamos que estar às 8h00 na Repsol ao pé do aeroporto, e estava um frio de rachar, e fomos em direcção ao 2º ponto de encontro, que era na saída da A1 para Santarém para nos encontrarmos com quem viesse do norte ou do sul. Daí dirigimos-nos todas as 23 motas para tomar o café da manhã numa esplanada em Porto Mós ( Imagem 1 ). Dali dirigimos-nos pelas Serras de Aires e dos Candeeiros até Fátima que chegamos às 12h00 ( Imagem 2 e 3 ), e o trânsito já era impossível, imagino a seguir à hora de almoço. Lá fui visitar a nova Catedral, realmente é muito grande e apesar de eu ter gostado, ouvi comentários desfavoráveis em relação à decoração e à estátua do Cristo, mas não se pode agradar a gregos e a troianos.
Partimos à 13h10 para irmos almoçar, percorremos a estrada nacional que vai de Fátima à Batalha passando pelo Reguengo do Fetal, ( aonde passei tempos agradáveis quando ia de férias com os meus tios ), e fomos almoçar ao restaurante " Muralhas " http://www.muralhas.com/, é um sítio muito agradável, gostei da comida, mais especialmente do Leite Creme que até repeti, já à muito tempo que não comia um doce tão saboroso.
Com a barriga cheia, devo confessar que custou subir para a mota, mas lá fomos passando por Leiria em direcção à Praia Velha em S.Pedro de Moel para ver o pôr do sol ( Imagem 4 ), e realmente valeu a pena porque foi lindíssimo.
Quando saímos da praia já era de noite e tomamos a direcção da Nazaré, e para meu espanto vejo mulheres vestidas com os trajes de peixeiras ( lenço na cabeça, saia plissada pelo joelho e socas - estão a imaginar a imagem ?), incrível como as tradições ainda continuam, e ainda bem.
Daí foi entrar na auto-estrada do Oeste e rumar a casa passadas 13h30 de passeio em que a maior parte foram feitas em cima de uma mota.

O resultado do passeio foi um dia muito agradável em que o resto só deu para banho, chá,torradas e cama, porque já não dava para mais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem duvida que sao passeios muito interessantes mas também muito cansativos, mas existe uma boa solução para o pós almoço:atrelados.... eheh